domingo, 23 de janeiro de 2011

Ácido lático X Fadiga muscular

Os cientistas já tinham noção de que o músculo humano fosse capaz de deflagrar um mecanismo para adiar a fadiga das fibras musculares. O que eles não sabiam é que esse processo usa o próprio ácido lático, principal substância responsável pelo cansaço muscular. 
A novidade foi apresentada na edição de 20 de agosto da revista Science, em artigo escrito por pesquisadores da Universidade La Trobe, na Austrália, e da Universidade de Aarthus, na Dinamarca. 
Segundo o australiano Graham Lamb, um dos quatro autores do artigo, a pesquisa verificou que o músculo acaba usando a acidose – causada pelo ácido lático – para manter a resposta correta das fibras musculares ao estímulo dado para elas agirem.
Os pesquisadores conseguiram detectar que a acidose que ocorre dentro das células musculares aumenta a excitabilidade das células do sistema celular T, a rede interna de túbulos em uma fibra muscular. Essa acidose seria, então, responsável por manter o músculo apto para responder aos estímulos nervosos. 
Essa excitação é fundamental para que a contração muscular ocorra. Em um situação de forte atividade física, íons de potássio são liberados pelos tecidos musculares para fazer com que a membrana das células seja menos estimulada. O papel do ácido é exatamente neutralizar a presença dos íons e permitir que o músculo continue trabalhando.
Apesar de a pesquisa ter sido feita com o objetivo de estudar a fadiga muscular em atletas de alto nível, os resultados, acreditam os cientistas, poderão ser úteis para a fisiologia humana em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário