sábado, 14 de maio de 2011

Petrobras tem lucro acima do esperado e bate novo recorde

ENQUANTO A GASOLINA CHEGA A R$ 3,00 EM LONDRINA



Por Denise Luna

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O lucro da Petrobras no primeiro trimestre do ano foi além das expectativas e atingiu 10,98 bilhões de reais, alta de 42 por cento em relação ao lucro de 7,7 bilhões de reais registrado há um ano, informou a companhia nesta sexta-feira.
Segundo a empresa, o lucro --o maior já registrado para qualquer trimestre-- cresceu principalmente devido ao aumento do valor do barril do petróleo, à elevação da produção, e ao crescimento das vendas de gás natural, além de um melhor resultado no lado financeiro.
Estimativa média com sete analistas ouvidos pela Reuters indicava lucro de 10,1 bilhões de reais no primeiro trimestre.
A produção da empresa cresceu 3 por cento no primeiro trimestre, registrando média diária de 2,627 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural).
"(Tivemos um) melhor resultado financeiro (2,72 bilhões de reais), decorrente dos ganhos cambiais sobre o endividamento, refletindo a apreciação do real frente ao dólar", informou a estatal em nota nesta sexta-feira, completando que houve aumento da receita com aplicações financeiras e com títulos públicos federais com os recursos da capitalização ocorrida em setembro de 2010.
A empresa destacou que houve ainda uma redução de 5 por cento nas despesas da companhia, ou 439 milhões de reais.
Já o custo de tirar o petróleo dos poços, conhecido como 'lifting cost', sem as participações governamentais, aumentou 21 por cento, para 11,38 dólares por barril. Com as participações governamentais, o aumento foi de 28 por cento, para 30,48 dólares por barril.
"(Isso ocorrreu) devido ao maior número de intervenções em poços nos campos de Marlim Leste, Roncador, Marlim Sul e Albacora Leste e à manutenção preventiva no campo de Marlim", informou a companhia em nota.
sexta-feira, 13 de maio de 2011 20:07 BRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário